Surge uma pandemia em meio a 1ª Guerra Mundial
- matheusdesenna
- 13 de fev. de 2021
- 3 min de leitura

Em 28 de julho de 1914 o mundo começa a ser assolado por uma guerra de grandes proporções e que atinge os 4 cantos do globo, direta ou indiretamente. De um lado a Tríplice Aliança, formada por: Alemanha, Império Austro-Húngaro e Império Otamano, de outro a Tríplice Entente, formada por Reino Unido, França, Rússia e posteriormente EUA. Apesar de estes serem os atores principais do conflito, a grande maioria dos países participou de algum modo, tornando-se este a Primeira Guerra Mundial. A extensão do conflito que iniciou-se em 1914, vai até aproximadamente novembro de 1918 oficialmente e estima-se que a guerra tenha vitimado 20 milhões de pessoas.
Além de toda essa tragédia para a humanidade, em janeiro de 1918 explode uma vasta e mortal pandemia, que acaba assolando assim como a guerra, todo o mundo. O responsável? O vírus "Influenza", o mesmo vírus causador da gripe, tal qual nós conhecemos hoje.
Estimativas apontam que de janeiro de 2018 até dezembro de 1920, 500 milhões de pessoas foram infectadas pelo vírus, isso representa 1/4 da população mundial na época. É impreciso saber a origem do vírus, mas dá para se ter ideia dos principais motivos para que ele tenha se alastrado tão rapidamente.

O contexto era de guerra e em meio a ela, conviviam combatentes saudáveis, juntamente com combatentes infectados. Além disso, em tempos de guerra, predominam-se a desnutrição, hospitais lotados e as péssimas condições de higiene espalhadas por todos os lugares. Naquela época, o mundo passava a contar com importantes e tecnológicos meios de transporte, que proporcionavam as pessoas ir e vir por todos os cantos de modo prático e rápido. Imagine o potencial de um vírus respiratório em um hospital superlotado com pessoas em condições de higiene precárias ou então um trem abarrotado de pessoas, estando em meio a elas pessoas contaminadas com o vírus. Os dias em que vivemos atualmente nos dão uma excelente possibilidade de imaginar o caos ocorrido no final da segunda década do século XX.
Um dos poucos países que mantiveram neutralidade durante a guerra, na Espanha os órgãos de imprensa ainda gozavam de liberdade, não sendo submetidos a qualquer tipo de censura. Sendo assim, eram livres para noticiar os efeitos devastadores da pandemia que assolavam o seu país, assim como assolava os outros, porém, ai está a grande diferença. Os demais países não podiam divulgar os dados e efeitos da contaminação em massa pelo "Influenza", então o que chegava ao conhecimento das pessoas era que uma certa gripe espanhola estava vitimando e com uma velocidade enorme. Geralmente, como sabemos, o vírus da gripe se caracteriza por atingir crianças nas primeiras fases da vida e adultos quando se tornam idosos, naquela pandemia algo diferente ocorreu, pois as pessoas que mais faleciam em decorrência do vírus eram adultos, porém jovens. Até os dias atuais estudos são realizados para que se saiba com precisão o que motivou o vírus a se comportar deste modo.
É impossível se saber ao certo a quantidade de pessoas que faleceram em decorrência do vírus. Uma pesquisa realizada em 1991, aponta uma estimativa em torno de 25 a 39 milhões de pessoas mortas, enquanto um outro estudo de 2005 traz uma estimativa de 50 milhões de pessoas, o que representaria 3% da população viva naquela época. O que se sabe é que a gripe espanhola, como é conhecida, em 24 semanas matou mais pessoas do que o HIV e a AIDS em 24 anos, porém, é menos letal proporcionalmente do que a peste negra, que durou muito mais tempo.

No Brasil, o pico da gripe espanhola foi curto, acredita-se que ela tenha chego por aqui através de um navio britânico que vinha de Lisboa para o Brasil. Um fato é que a pandemia em si foi em boa parte ignorada pelos governantes brasileiros a época.
Esta pandemia é considerada por muitos como a pandemia esquecida, afinal sua duração foi relativamente curta e aconteceu em tempos de guerra, onde o número de mortes já é grandioso. Você sabia que a aproximadamente 100 anos atrás o mundo já havia passado por uma grande pandemia e que vitimou inúmeras pessoas assim como atualmente? Além disto tudo, acredita-se que a gripe espanhola foi crucial para definir os resultados da 1ª Guerra Mundial, tendo atingido em cheio o coração da Tríplice Aliança, muito antes do que seus adversários.



Comentários