Porquê temos um dia das crianças?
- matheusdesenna
- 12 de out. de 2021
- 1 min de leitura

No ano de 1923 o Rio de Janeiro sedia o 3º Congresso Sul-americano da Criança. Em 1924 devido ao evento no ano anterior, o deputado federal Galdino Filho propõe que seja estabelecido um dia nacional para a celebração das crianças. A proposta é aceita e a lei é promulgada sob a presidência de Artur Bernardes (presidente da República entre 1922 e 1926). Porém, a data não "pegou" efetivamente.
No ano de 1955 a indústria de brinquedos Estrela, realiza uma campanha de marketing em torno do dia, na verdade em torno da semana que envolvia a data de 12 de outubro (o dia escolhido como o "Dia das Crianças"). A campanha era chamada "Semana do Bebê Robusto" e foi um tremendo sucesso.
Outros empresários do setor, se aproveitando do sucesso da campanha da Estrela, começaram a olhar mais carinhosamente para a data, criando a "Semana da Criança" na semana do dia 12 de outubro.
O sucesso estrondoso das campanhas, fez com que fosse investido fortemente no dia 12 de outubro como o Dia Nacional da Criança e a data caiu no gosto popular. Como em 1954 a Unicef estabeleceu o "Dia Mundial da Criança" no dia 20 de novembro e orientou cada país para que estabelecesse um dia no calendário anual para celebrar as crianças, o dia 12 de outubro enfim passou a ser fortemente ligado a celebração das crianças no Brasil, sendo a data comemorada nacionalmente até os dias atuais e com forte apelo comercial, tal qual como em 1955.



Comentários