top of page

Gulag's - Os campos de trabalho e execução soviéticos

  • matheusdesenna
  • 31 de jan. de 2021
  • 2 min de leitura

ree

É quase unanimidade que no Brasil todas as pessoas já ouviram falar pelo menos uma vez na vida a respeito do holocausto e dos campos de concentração nazistas. Mas você sabia que guardadas as devidas particularidades, os soviéticos também tiveram os seus campos de concentração?


A história soviética é intimamente ligada ao trabalho escravo. Não ao regime de escravidão que ocorreu no Brasil e em outros países do Ocidente com a importação de mão-de-obra africana, mas sim com mão-de-obra escrava de seu próprio povo. Foi assim desde a época dos czares com a construção de São Petesburgo (que foi durante muito tempo a capital da Rússia), assim como na construção de muito da infraestrutura moderna encontrada na região tal qual é conhecida hoje.


Com a ascenção do stalinismo no poder, um modelo de campo de concentração que já existia, foi aperfeiçoado. Estes campos passaram a ser conhecidos como Gulag's, na tradução literal para o português é uma sigla para algo como "Administração Central dos Campos". Os Gulag's funcionaram de 1930 até o ano de 1960 e o número estimado de mortos é uma incógnita. Dados soviéticos apontam que morreram por lá algo em torno de 3 milhões de pessoas, porém em todo o regime stalinista essa estimativa é muito maior, calculando-se que no regime de Stalin morreram algo em torno de 20 milhões de pessoas. Os dados soviéticos e agora russos não são confiáveis e o mundo em tempos de Segunda Guerra Mundial e posteriormente de Guerra Fria, nunca fez questão de abrir os olhos para o que de fato acontecia por lá.


Diferentemente dos campos nazistas, os campos soviéticos não tinham como intuito perseguir e punir determinada raça ou ideologia. Eram levados para os Gulag's presos políticos, de guerra, opositores ao regime comunista, seguidores das ideias de Trotsky e Marx, além de criminosos comuns. Aquela época na URSS, até mesmo pessoas que chegavam atrasadas em seus trabalhos poderiam ser classificadas como criminosas.


Os campos eram utilizados como forma de punição mas também de trabalho. Engenheiros, arquitetos, cientistas, entre muitos outros profissionais de qualificação elevada e intelectuais foram aprisionados e trabalharam em prol do comunismo soviético. Esta é uma das grandes diferenças dos campos nazistas, por lá os campos tinham como principal intuito aniquilar judeus, homossexuais, ciganos, entre outros, enquanto na União Soviética, o principal intuito era punir mas também se utilizar de mão-de-obra barata e qualificada; para esses, os Gulag's não eram um paraíso, mas lhes proporcionava uma vida estável.


Frio, tiros a queima roupa, doença, fome, assim pereceram milhões de homens e mulheres na URSS, sem que nenhum país ou entidade se importasse de fato com o que estava acontecendo por lá.


Dizem que a cultura ocidental funciona apenas a base de imagens e nesse sentido, os soviéticos eram peritos em fazer chegar ao Ocidente apenas aquilo que eles queriam que os ocidentais soubessem.


Você já sabia da existência desses campos que mataram tantas pessoas? Espero que tenha gostado do texto. Muito obrigado pela sua leitura.

 
 
 

Comentários


© 2023 por Voz do Sucesso. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page